Renata Souza

Candidata a Deputada Estadual – PSOL

50007

Rio de Janeiro, RJ

Mini bio

Os passos de Renata Souza vêm de longe. Entre o início da militância na comunicação popular e os 12 anos de trabalho ao lado de Marcelo Freixo e Marielle Franco, ela percorreu um longo caminho.

Mulher, negra e Cria da Maré, Renata cursou pré-vestibular comunitário, formou-se jornalista na PUC-Rio com bolsa integral, fez mestrado e doutorado na UFRJ e hoje é pós-doutoranda em comunicação pela UFF. Reconhecida nacionalmente na área da Comunicação e Direitos Humanos, ela continua morando na Maré e o observado o mundo a partir da favela.

Após 10 anos trabalhando com Freixo, com quem atuou na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Renata foi chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, que presidiu a Comissão da Mulher da Câmara Municipal. Experiências essenciais em sua formação.

Renata é candidata da deputada estadual porque a transformação real da sociedade só ocorrerá através da união e participação de mais mulheres na política. Por isso, a melhor resposta para a violência será a eleição de uma mulher negra e favelada. A esperança vencerá o medo.