Andreia de Jesus

Candidata a Deputada Estadual – PSOL

50130

Ribeirão das Neves, MG

Mini bio

Nascida em Venda Nova, distrito de Belo Horizonte, Andreia de Jesus, 30 anos, é advogada popular, educadora infantil, funcionária pública e candidata a deputada Estadual pelo PSOL.

A luta pela transformação social e direitos para a população sempre posta à margem pela sociedade, começou desde cedo e logo que mudou para Ribeirão das Neves conheceu as Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), se aprofundou na Teologia da Libertação e acompanhou os desafios do povo ribeirinho local. Atuou também junto às Pastorais de Rua e Carcerárias e percebeu ali as injustiças e o racismo estrutural do sistema penal.

Nas Brigadas Populares tomou como causa de sua militância o descaso do sistema penal, o qual é seletivo e punitivista. Também foi uma das fundadoras do cursinho pré-vestibular popular GUEP.

Andreia é a primeira mulher do seu núcleo familiar a ter curso superior, segue defendendo as políticas públicas, principalmente para as mulheres negras, pela moradia digna, contra a segregação, por transportes públicos de qualidade, no enfrentamento à violência que vitima jovens negros e pobres e por uma vida digna a todos.