Chica do PT

Candidata a Deputada Estadual – PT

13467

Salvador, BA

Mini bio

A história de Chica do PT é semelhante à de milhares de mulheres pobres, discriminadas e excluídas, do sertão sem estradas, machista e coronelista da região Oeste da Bahia.

Nascida em Carinhanha, é a filha mais velha de um uma família de pequenos agricultores. É reconhecida como a voz da resistência a qualquer tipo de violência e injustiça na região Oeste, encantando as pessoas pela firmeza, ética e clareza na forma como expõe suas ideias. Mulher sertaneja, simples, valente e aguerrida, enfrenta as dificuldades por acreditar que é possível uma sociedade mais justa e fraterna.

Em sua trajetória, atuou no Sindicato dos Trabalhadores de Carinhanha e Feira da Mata. Foi presidente do movimento de mulheres da sua cidade natal, filiando-se ao PT em 1989, quando ingressou na política sendo candidata à prefeita pela primeira vez. Em 1996, foi eleita a vereadora mais votada da oposição.

Candidata à prefeita em 2000, obteve 43% das intenções de votos.

Em 2004, veio a vitória: Chica foi eleita prefeita de Carinhanha. Foi reeleita em 2008 e no pleito de 2012 elegeu seu sucessor pelo PT.

Como gestora de Carinhanha, Chica obteve alto índice de aprovação popular nos seus dois mandatos, sendo premiada como a prefeita que melhor alimentou as crianças da sua cidade. Durante o seu governo, sempre ficou ao lado dos movimentos sociais, tendo como foco o resgate das culturas populares e tradicionais.

Mais recentemente, foi uma das 30 homenageadas na sessão especial ‘Março Mulher – Marielle Franco Presente’, realizada em 26 de março de 2018, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).