Macaé Evaristo

Candidata a Deputada Estadual – PT

13130

Belo Horizonte, MG

Mini bio

Filha de professora e de ex-combatente militar, Macaé Evaristo é de uma família simples de São Gonçalo do Pará, interior de Minas Gerais.

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Macaé é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desde 1984, ela atuou também como professora formadora e coordenadora do Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas, no período de 1997 a 2004.

Na Secretaria de Educação de Belo Horizonte desde 2005, Macaé foi gerente de articulação da política educacional, secretária-adjunta e secretária de Educação no período de 2009 a 2012. Nestes cargos, deu prioridade à ampliação da educação infantil, à melhoria da qualidade da educação e à educação integral, aliada à política de promoção da igualdade racial. Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação de 2013 a 2014 e, no ano de 2015, assumiu a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sendo a primeira mulher negra a ocupar um cargo de primeiro escalão no governo do estado.

Macaé Evaristo sempre trabalhou pela ampliação da educação pública e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, das mulheres, de negros e negras. De um histórico familiar de resistência, a sua trajetória na Educação, nos movimentos sociais e, agora, na política, é de luta e de compromisso com a democracia, com a justiça social, com um mundo mais humano e mais igual.