Perpétua Almeida

Candidata a Deputada Federal – PCdoB

6513

Porto Walter, AC

Mini bio

Perpétua Almeida nasceu no seringal Cruzeiro do Vale, hoje município de Porto Walter no Acre. Só conheceu as comodidades urbanas como luz elétrica, chuveiro e televisão aos 14 anos de idade, quando foi para o convento das irmãs dominicanas.

Ex freira, Colaborou na criação da Pastoral da Juventude, fundou a UMAM – União Municipal das Associações de Moradores, ex presidente do sindicato dos Bancários, Perpetua é servidora da secretaria de Educação do Acre.

Única filha de seringueiro – Soldado da Borracha – a chegar no Congresso Nacional, eleita deputada federal por três mandatos. Em 2000, foi eleita a vereadora mais votada da Frente Popular em Rio Branco. Por duas vezes, a deputada federal mais votada do Acre.

Nas comunidades rurais do Acre, Perpétua é conhecida como “a mulher das espingardas” por sua luta em garantir, no Estatuto do Desarmamento, o porte de armas para os moradores da floresta, caçadores de subsistência.

Perpétua presidiu a Comissão de Inteligência do Congresso Nacional e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, com atuação destacada na defesa da Soberania Nacional, fortalecimento das Forças Armadas, proteção das fronteiras brasileiras e incentivo à Indústria Nacional de Defesa.

Durante os mandatos de Deputada Federal, Perpetua defendeu lutas de interesse do Acre e da Amazônia como: a indenização dos Soldados da Borracha, o reconhecimento dos trabalhadores “contaminados pelo DDT”, o porte de armas para moradores de comunidades rurais; brigou pelo reconhecimento da categoria dos mototaxistas; negociou e articulou com Governo e Embaixada da Bolívia melhores condições para os brasileiros que estudam naquele país.
Articulou a realização do Enem nos municípios isolados, como Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Dedicou-se a apoiar a produção rural, atendendo ribeirinhos e produtores.
Perpetua criou o programa de apoio às comunidades terapêuticas que recebem jovens em dependência das drogas e articulou a construção e reforma de várias praças, quadras de esportes, ginásios e academias comunitárias, fortalecendo o esporte, a cultura e o lazer da juventude no Acre.

No final do mandato de Deputada Federal, Perpétua articulou a criação do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos de Defesa Nacional – IBEDICI – para acompanhar e incentivar a indústria nacional de defesa.

Perpétua fez parte da equipe de gestores do Ministério da Defesa, sendo a 1ª mulher a ocupar a Secretaria de Produtos de Defesa/SEPROD.

Participou do “Processo HOFFMAN – curso intensivo de Autoconhecimento, que proporciona desenvolvimento das Inteligências Emocional e Comportamental, fornecendo instrumentos para ampliação da espiritualidade e busca de um mundo melhor”.

Frequenta os cursos e treinamentos na Amana-key, na área de “Gestão Estratégia, Liderança Transformadora e Gestão para Novos Tempos”, voltado para as Organizações públicas e privadas.

Perpétua é aluna do curso “Gestão Pública em Processos Gerenciais” – educação à distância.