Professora Lisete

Candidata a Governadora – PSOL

50

São Paulo, SP

Mini bio

Candidata ao governo do estado de São Paulo pela coligação “Sem Medo de Mudar São Paulo” (PSOL-PCB). Ex-diretora da Faculdade de Educação da USP entre 2010 e 2014, eleita pelo voto direto. Ex-Secretária de Educação de Diadema (1993-96 e 01-02).

Lisete Regina Gomes Arelaro nasceu no dia 30 de maio de 1945 em Campinas, cidade onde viveu boa parte de sua juventude. Aos 14 anos já era presidente de grêmio estudantil, e a partir daí começou a ter mais contato com a Juventude Estudantil Católica (JEC), claramente ligada à Teologia da Libertação, vertente mais progressista da Igreja Católica.

Nos anos 70, foi presa em três ocasiões pela Ditadura Militar, quando lutava contra o regime antidemocrático. A primeira vez foi em 1971, quando ficou no DOPS detida por Sérgio Paranhos Fleury por 24 dias. As outras duas passagens pelos porões da ditadura foram em 1974 e 1975. Foi libertada a última vez após a divulgação do caso do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, que comoveu o país e foi o estopim para o início de mobilizações massivas questionando a Ditadura Militar.

Professora Lisete conheceu Paulo Freire, que seria importante para sua trajetória acadêmica e política, em 1979 durante a promulgação da Lei da Anistia. Durante a gestão de Luiza Erundina, atual deputada federal pelo PSOL,, à frente da Prefeitura de SP (1989-92), Professora Lisete foi convidada para participar da equipe de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação. Após os 4 anos de governo democrático e popular, é Secretária de Educação entre 1993 e 96 em Diadema, na grande São Paulo, durante a gestão de José de Filippi, cargo que voltaria a ocupar entre 2001 e 2002.

Foi diretora da Faculdade de Educação da USP entre 2010 e 2014, eleita de forma direta e democraticamente e reivindicando sempre o legado de Paulo Freire em suas aulas e na prática cotidiana.

No final de 2017, foi surpreendida com o convite para se lançar como pré-candidata do PSOL ao governo de São Paulo. Aceitou o desafio e foi aprovada de forma unânime no Congresso Estadual do PSOL-SP, no final de 2017.

A única mulher na disputa e que possui experiência na gestão pública e educacional e uma trajetória de décadas de luta por um país mais justo, soberano e livre e que agora se coloca com toda a disposição SEM MEDO de mudar o estado de São Paulo depois de décadas de domínio tucano.