Sonia Guajajara

Candidata a co-presidência – PSOL

50

São Paulo, SP

Mini bio

Sonia Bone nasceu no Maranhão, na terra indígena de Araribóia, no povo Guajajara, daí o nome público: SONIA GUAJAJARA.
Tem 44 anos, é separada e mãe de três filhos: Luiz Mahkai, Yaponã e Y’wara.
Dos 10 aos 14 anos, cursou o ensino fundamental na cidade de Amarante, no Sul do Maranhão. Além de estudar, trabalhava de doméstica e de babá em casas de família.
Ao completar 15 anos recebeu um convite da FUNAI de Imperatriz -MA para cursar o Ensino Médio em um colégio interno na cidade de Esmeraldas – MG, lá permaneceu por três anos e cursou o Magistério.
Em 1992, retornou para sua terra e foi trabalhar nas aldeias no projeto de Monitoria de Educação e Saúde, dando aulas sobre os prejuízos do álcool, medidas preventivas de saúde, DST’S, drogas e outros assuntos relevantes, além de atuar como professora municipal em Campo Formoso.
Em 1993 foi convidada pela Igreja Católica de Amarante para fazer um estágio de medicina alternativa no IPPH – Instituto Paulista Promoção Humana em Lins – SP, onde o uso das plantas medicinais e sua aplicação na medicina moderna são estudados.
Em 1995 voltou ao Maranhão e na cidade de Imperatriz e fez o curso de Auxiliar de Enfermagem. Para se manter na cidade e pagar seu curso, trabalhou como professora em escolas públicas e particulares.
Em meados dos anos 90 trabalhou na APAE/MA – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Em 1998, foi aprovada no concurso público municipal para auxiliar de enfermagem.
Em 2000 foi aprovada em outro concurso público municipal para professora do nível “I” e em seguida passou no vestibular da UEMA ( Universidade Estadual do Maranhão), onde graduou-se em Letras e pós-graduou-se em Educação Especial.
Em 2001 participou do primeiro evento nacional indígena que foi a pós-conferência da Marcha Indígena, para discutir o Estatuto dos Povos Indígenas em Luziânia, no estado de Goiás.
No período de 2001 a 2007 fez parte da coordenação da COAPIMA – Coordenação das Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão.
Em 2008, participou do Fórum Permanente da ONU – Organização das Nações Unidas para Questões Indígenas, em New York.
Sonia tem forte atuação na defesa dos direitos dos povos tradicionais e podemos destacar algumas atividades realizadas por ela:
– Fez várias viagens internacionais denunciando Belo Monte, a violência e a violação de direitos;
– Entregou o prêmio Moto serra de ouro para a Senadora Kátia Abreu em defesa do Código Florestal;
– Encontrou com a assessoria do então presidente dos EUA Obama para falar da importância da organização indígena e dos indígenas para a preservação do Meio ambiente e para o equilíbrio do clima;
– Entregou um documento e realizou reunião com a Presidente Dilma, em 2012 por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente;
– Coordenou a organização do Acampamento Terra Livre em 2012 na Cúpula dos povos contrapondo o evento mundial da Rio +20;
– Coordenou a Semana dos povos indígenas em 2013 e a ocupação do plenário da Câmara e do Palácio do Planalto.