Tamara Naiz

Candidata a Deputada Distrital – PCdoB

65000

Planaltina, DF

Mini bio

Planaltinense, mestre em história econômica do Brasil, pesquisadora e professora, feminista, tenho 33 anos.

Sou nascida e criada em Planaltina/DF, comecei a militar aos 16 anos no movimento estudantil, indignada com injustiças sociais. Entre outras coisas, fui diretora da União Nacional dos estudantes (UNE) e diretora do Centro Popular da Mulher de Goiás (CPM) e recentemente presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Como jovem de baixa renda estudei a vida toda em escolas e universidades públicas, conheço o potencial que a educação tem para criar oportunidades e mudar a vida das pessoas. Por meio da educação transformei minha vida e de outras pessoas.

Também desenvolvi trabalhos de apoio a mulheres vítimas de violência, com prevenção, orientação ligados a autocuidado e direitos das mulheres.

Como pesquisadora tenho viajado todo o Brasil e diversos países do mundo, debatendo a importância da educação e popularização da ciência.

Na minha militância lutamos e conquistamos a reserva de metade das vagas das Universidades Federais brasileiras para estudantes oriundos de escolas públicas, negros e indigenas; o Plano Nacional de Assistência Estudantil para estudantes carentes; bolsas em universidades particulares por meio do Prouni; mais verbas para a ciência e educação. Recentemente conquistamos medidas afirmativas na pós-graduação para negros, indígenas e pessoas com deficiência e o direito de licença maternidade garantido em lei para as mulheres pós-graduandas.